Amigdalite
Amigdalites: O que são e como evitá-las
As amigdalites são inflamações das amígdalas, duas massas redondas de tecido linfóide localizadas na parte posterior da garganta. As amígdalas ajudam a combater infecções, mas podem elas próprias ser infectadas por bactérias ou vírus.
Sintomas:
- Dor de garganta, geralmente pior ao engolir
- Febre
- Inchaço das amígdalas
- Vermelhidão das amígdalas
- Pus nas amígdalas
- Dificuldade em engolir
- Dor de ouvido
- Gânglios linfáticos inchaçados no pescoço
- Fadiga
- Perda de apetite
Causas:
- Bactérias: A causa mais comum de amigdalite é a infecção por bactérias, especialmente o Streptococcus pyogenes.
- Vírus: Os vírus também podem causar amigdalite, mas geralmente são menos graves do que as amigdalites bacterianas.
Contágio:
As amigdalites bacterianas e virais são contagiosas e podem ser transmitidas através de gotículas respiratórias expelidas quando a pessoa infetada tosse ou espirra.
Cuidados para evitar amigdalites:
- Lavar as mãos frequentemente: Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente após usar o banheiro, antes de comer e depois de assoar o nariz ou tossir.
- Evitar contacto com pessoas doentes: Evite contacto próximo com pessoas que estejam com dor de garganta,febre ou outros sintomas de amigdalite.
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar: Use um lenço de papel para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e descarte o lenço de papel imediatamente após o uso.
- Manter as superfícies limpas: Limpe e desinfete frequentemente as superfícies que são tocadas com frequência,como maçanetas, interruptores de luz e balcões.
Tratamento:
O tratamento da amigdalite depende da causa. As amigdalites bacterianas são geralmente tratadas com antibióticos. As amigdalites virais geralmente não requerem tratamento específico e os sintomas geralmente desaparecem dentro de alguns dias.
Em alguns casos, as amigdalites podem ser graves e necessitar de cuidados médicos imediatos. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, procure atendimento médico urgente:
- Dificuldade em respirar
- Dor de garganta intensa
- Febre alta
- Inchaço das amígdalas que bloqueia a passagem de ar
- Desidratação
Prevenção:
A melhor maneira de prevenir amigdalites é seguir os cuidados de higiene mencionados acima. Vacinar-se contra a gripe também pode ajudar a reduzir o risco de contrair amigdalites virais.